pub
pub
Brasil

Entrecôte: saiba o que é e como é servido tradicionalmente

por
01 Sep, 2012

Com a inauguração do L’Entrecôte Paris, em São Paulo, meu Instagram (@nataliaclementin) sofreu uma enxurrada de fotos de entrecôtes suculentos com suas batatinhas sequinhas. É de matar qualquer um, né? Porém, acho que muita gente ficou se perguntando: mas afinal, o que é um entrecôte?

Em francês, a palavra entrecôte indica um corte de carne usado para bifes. O tradicional corresponde à ponta do contra-filé e que leva nomes diferentes em países: noix nos Estados Unidos e bife ancho na França e Argentina. No Brasil, anda sendo feito com a ponto do contra-filé, levado ao forno e servido com molho e batatas fritas, tradicionalmente.

O famoso molho que guarnece o entrecôte dos célebres restaurantes é feito com ingredientes secretos, mas já existem receitas circulando por aí que chegam bem perto do sabor. O entrecôte é fatiado, coberto com o molho e servido com fritas que também servem para raspar o molho do prato. Delícia, né? O  L’Entrecôte de Paris cobra R$ 47 pelo prato, que acompanha salada.

Em Rio Preto, o restaurante Aleco serve entrecôte, mas com risoto de funghi. Fica a dica pra tirar o risoto e acrescentar o molho e as fritas. Também pra outros restaurantes de RIO PRETO, passem a servir o entrecôte!!!! O Barbecue, por exemplo, especializado em carnes nobres, bem que poderia… Alow, alow, Varanda do Golfe, Flor de Sal e outros que servem comida parisiense… #ficaadica

Receita?
Achei na internet uma receita de molho sherry shallot, que combina bem com o entrecôte e chega bem perto dos molhos servidos por aí. Quem quiser testar, a receita abaixo é para uma porção bem generosa.

Entrecôte com molho sherry shallot

Ingredientes
1 entrecôte de cerca de 170g
2 colheres de sopa de echalotes picadas
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de jerez ou vinho tinto
1 colher de sopa de vinagre suave
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa manteiga gelada
sal grosso moído, açúcar e salsinha a gosto

Modo de preparo

Salgue a carne com o sal grosso moído e, numa grelha ou frigideira bem quente, grelhe o entrecôte por três minutos de cada lado. Numa frigideira à parte, coloque o azeite e a echalote picada.

Refogue, adicione o jerez e dê uma flambada. Coloque o vinagre e deixe evaporar um pouco. Entre com a mostarda Dijon e complete com o creme de leite fresco. Nesse ponto, é preciso ter cuidado para não queimar o molho – se for preciso, adicione um pouco de água.

Adicione sal e uma pitada de açúcar (para corrigir o excesso de acidez). Coloque a manteiga bem gelada, que vai conferir cremosidade e brilho ao molho, e salpique com salsinha.

Antes de servir, corte a carne e coloque no prato para depois cobrir com o molho.

Veja também os relacionados:

18 Aug 2017
18 Aug 2017
17 Aug 2017

Deixeo seu comentário